logo tjse
logo tjse
  • Primeira Reunião de Análise Estratégica de 2024 faz balanço de projetos em andamento

    Primeira Reunião de Análise Estratégica de 2024 faz balanço de projetos em andamento

  • Ano 2023 - XV Encontro Anual do Planejamento Estratégico apresenta resultados alcançados pelo TJSE

    Ano 2023 - XV Encontro Anual do Planejamento Estratégico apresenta resultados alcançados pelo TJSE

  • Ano 2023 - XV Encontro Anual do Planejamento Estratégico - Reuniões Preparatórias

    Ano 2023 - XV Encontro Anual do Planejamento Estratégico - Reuniões Preparatórias

  • Ano 2023 - 15ª Edição - Pesquisa de Satisfação

    Ano 2023 - 15ª Edição - Pesquisa de Satisfação

  • Premiação por produtividade: servidores e magistrados participam de solenidade

    Premiação por produtividade: servidores e magistrados participam de solenidade

Sobre o Planejamento Estratégico

O Planejamento Estratégico é o processo de elaboração da estratégia, na qual, levando-se em consideração a relação entre a organização e o ambiente interno e externo (forças, fraquezas, oportunidades e ameaças), se define a missão, a visão e os valores organizacionais bem como os objetivos estratégicos, seus indicadores e suas metas, com a definição de iniciativas para alcançá-los.

O 2º Encontro Nacional do Judiciário aconteceu em Belo Horizonte/MG. Ao final do Encontro, os tribunais brasileiros traçaram 10 metas de nivelamento para o Judiciário no ano de 2009. Entre elas, a Meta 01: Desenvolver e/ou alinhar planejamento estratégico plurianual (mínimo de 05 anos) aos objetivos estratégicos do Poder Judiciário, com aprovação no Tribunal Pleno ou Órgão Especial.

Nessa ocasião foi publicada, em março de 2009, a Resolução 70 CNJ que dispôs sobre o Planejamento e a Gestão Estratégica no âmbito do Poder Judiciário e deu outras providências.

Cumprindo a Meta 1 e a Resolução 70 CNJ, o TJSE publica a Resolução 22, em dezembro de 2009, que aprovou o Planejamento Estratégico do Poder Judiciário do Estado de Sergipe para o período de 2010 a 2014. Foi o 1º ciclo de planejamento estratégico do TJSE.

O atual planejamento estratégico do TJSE foi aprovado pela Resolução 07/2015 para o período 2015/2020 (2º ciclo da gestão estratégica), tendo em vista, entre outras considerações, a Resolução n° 198, de 1º de julho de 2014, do CNJ, que dispõe sobre o planejamento e a gestão estratégica do poder judiciário e revogou a Resolução 70.

Mapa estratégico é uma representação visual da estratégia, que evidencia os desafios que a instituição terá que superar para concretizar sua missão e visão de futuro. O mapa é estruturado por meio de objetivos estratégicos distribuídos nas perspectivas do negócio, interligados por relações de causa-efeito.

São os grandes objetivos que a organização irá buscar alcançar durante a vigência do Plano Estratégico. A eles denominamos “Objetivos Estratégicos”.

No caso do TJSE, tais objetivos devem ser definidos buscando:

  • Atingir a visão de futuro estipulada e cumprir a missão definida, por meio dos valores estabelecidos;
  • Utilizar-se dos pontos fortes e oportunidades para superar os pontos fracos e vencer as ameaças;
  • Alinhar a estratégia do Tribunal às estratégias do Poder Judiciário.

O Mundo corporativo passa por grandes transformações e profundas alterações no que tange a maneira de gerir uma organização.Com características dinâmicas e sofrendo pressões externas e internas, as organizações tentam a todo custo se adequar a tais mudanças sob pena de se tornarem obsoletas, em uma era marcada por revoluções precedidas da Industrial e da informação, impulsionadas pela evolução tecnológica. Nesse contexto, o planejamento estratégico é um modelo de gestão que responde, de maneira satisfatória, ao novo padrão de gestão demandado para as organizações.